Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EDIFÍCIO ACAIACA














Postado por Givonaldo Tavares




EDIFÍCIO ACAIACA

Tem vista em frente ao Mar da excelente praia de Boa Viagem a mais badalada do Recife, residencial construído em 1958, pelo arquiteto Pernambucano, Delfim Amorim; onde a classe média passou então a explorar um novo local de moradia. É desta época o fortalecimento do bairro, antes visto como local de veraneio, que começou, então, a virar point. O bairro não tinha, à época, o mesmo valor proporcional do metro quadrado de hoje. Atualmente, na Avenida Boa Viagem, área mais nobre do local, nos novos empreendimentos.
Hoje é um ícone da arquitetura moderna e referencia na Avenida Boa Viagem, com uma vista estendida, para aquelas pessoas que circulam e visitam nossa cidade sem a menor pressa, nas imediações do posto 9 da praia de Boa viagem.
Entre as décadas de 1950 e 1970, dividia-se entre moradia e opção de veraneio, para a classe média. Foi nos meados da metade do século passado que surgiu um dos maiores símbolos arquitetônicos recifenses, o edifício Acaiaca, utilizado até hoje como marco. Aqui também se concentra os maiores números de banhistas nos finais de semana, os festejos de ReveiIIon do Recife, atrações de verão, que agradam ao publico recifense. Mas a frente a praia do pina, que é um local também bastante movimentado, também na zona sul.
Se o edifício serve de moradia e referência para os jovens do século XXI, entre os anos 1950 e 1960 o local era palco de badalação e encontro da chamada “juventude dourada”, representada pelos mais abastados. No meio desse grupo estar a dona de casa Sosia Berenstein, moradora do Acaiaca há 34 anos. “Eu não troco esse prédio por lugar nenhum”diz.  
Além da localização e da vista do mar de Boa Viagem, Sosia destaca o tamanho dos apartamentos como um diferencial do edifício. “Nesse modelo mais antigo de prédio, a gente conseguia encontrar apartamentos maiores, com que eu me identifico mais, sentindo-me mais à vontade”, explica. As unidades do Acaiaca possuem entre as opções apartamentos de 100 e 195 metros quadrados (m2). 





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Igrejinha de Nossa Senhora da B. Viagem

   












                  Postado  por Givonaldo Tavares

A Igrejinha de Nossa Senhora da Boa Viagem foi criada no século XVII, cuja construção  terminou  em aproximadamente 1932, foi construída em estilo de arquitetura colonial; Hoje compõem de novos vitrais de grande beleza e seu estilo de alto-mor e é toda detalhada em mármore de carrara, bem nas margens da praia na Av. Boa Viagem, próximo a pracinha  outro ponto turístico bem visitado.
Sendo um bairro de veraneio e em devoção aos os pescadores que habitavam entre  o pequeno povoado naquela época, em razão de sua devoção foi dedicada a capelinha de Nossa Senhora da B. Viagem  hoje chamada de igreja.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Amaraji - PE


Cachoeira do Rio Morto (Foto 1)

Amaraji é um município rico turisticamente com atrativos ecológicos como a Cachoeira do Rio Morto (foto 1), além de pontos históricos. Amaraji é uma palavra de origem Tupi (Ama quer dizer água do céu ou chuva e raji, abundantes). Ou seja, o município é repleto de atrações aquáticas naturais para todos os gostos. É um autêntico manancial de olhos d`água, onde emanam filetes e afluentes que resultam na criação de pequenas praias fluviais e cachoeiras como a do Engenho Garra, das Guaribas e do Engenho Animoso. A cidade ainda conta com um parque aquático com piscinas, bares, restaurantes e passeios a cavalo.

Postado por Jonathan Garcia