Historia de Custodia
O municipio de Custódia foi criado com sede no povoado de Quitimbu e só depois transferido para o de Custódia. Em 1828 foi elevado à categoria de município autônomo pela Lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro. O antigo povoado, antes habitado por índios das aldeias de Serra Negra, foi ocupado pelo Coronel Luiz de Melo, no século 18. O nome Custódia foi dado pelos jesuítas em homenagem a uma senhora de nome D. Custódia. Os religiosos instalaram-se por algum tempo no local, onde construíram uma capela.
Principais atrativos turísticos
Custódia possui vários atrativos turístico, como o artesanato, com maior destaque para os trabalhos em couro e cerâmica figurativa. A feira popular é um interessante atrativo, lá se reúnem variados itens, desde produtos alimentícios até utensílios domésticos e vestimentas.
Outros eventos de Custodia
- Custofolia (o carvaval fora de época do município): Ocorre sempre nas férias. É um evento recente, como quase 10 anos de existência, mas que parece ter agrado os habitantes do município. Percorre a Avenida Inocêncio Lima, passando pelos bairros da Rodoviária e do Centro, até chegar á Praça Padre Leão. Destaque para os blocos: Kanibal, Pileque e Tô a Tôa.
- Festa de São José: É a principal festa do município e todos os anos reúne uma multidão na Praça Padre Leão, no Centro da Cidade. Além da tradicional novena que acontece na Igreja Matriz de São José, destacam-se os shows com atrações regionais e algumas atrações nacionais.
Postado por Jonathan Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário