"Oh LINDA cidade para se Viver"
Vista em frente a igreja da Misericórdia |
Declarada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, Olinda encanta a todos que a visita!
Vista aérea do Sítio histórico |
Uma trilha urbana em Olinda do começo ao fim é um mergulho na história, belas igrejas, sobrados, praças, além de ter o um dos melhores carnavais do estado de Pernambuco.
Começando pela praça da preguiça, um local agradável e arborizado traz uma paz em sintonia com a natureza, seguindo pela rua do Carmo encontra-se a praça Conselheiro João Alberto,que se encontra a igreja de São Pedro Apóstolo sua construção da Igreja de São Pedro Apóstolo, foi posterior à Restauração Pernambucana, da segunda metade do século XVIII. Contudo, a instalação de sua irmandade na cidade de Olinda é anterior à construção de sua igreja, datando de 1711.
Inicialmente, a irmandade de São Pedro Apóstolo se instalou na Matriz de São Pedro Mártir, na Ribeira, passando depois para a Igreja São Pedro Apóstolo, quando o outro templo foi destruído no começo do século. Sua fachada é composta por uma porta que é alcançada por uma pequena escadaria e por duas janelas na parte superior, ladeando um brasão simbolizando São Pedro.
A Igreja de São Pedro Apóstolo tem torre única. Seu interior é simples, tendo também nave única, dois altares laterais com nicho e imagens de Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado. No nicho do altar-mor, existe uma imagem de Cristo com um cálice, no alto da escadaria, protegido por anjos da guarda.
Praça da Preguiça |
Praça da Preguiça |
Praça Conselheiro João Alfredo |
Igreja São Pedro Apóstolo |
Igreja são Pedro Apóstolo |
Seguindo pelo lado esquerdo da igreja de São Pedro Apóstolo, uma bela rua com lindos sobrados, encontraremos o Palácio dos governadores construído no século XVII, foi o antigo Paço dos Governadores Gerais do Brasil, de onde o País foi três vezes governado. Em 1824, nele se instalou a Assembléia Constituinte e Legislativa da Confederação do Equador. Ao longo dos anos, o prédio passou por várias restaurações. Mantém, atualmente, o estilo neoclássico de sua fachada. Apresenta assoalho em ipê, escadaria original em cedro e o piso em mosaico. Atualmente, é sede da Prefeitura Municipal de Olinda.
Prefeitura de Olinda |
Vista em frente a prefeitura |
O prédio apresenta frontispício bem vazado por porta simples e óculo centrado entre as janelas do coro, portas almofadadas e frontão com volutas com um imponente brasão da Ordem Beneditina, possuindo torre sineira coroada por uma cúpula. A igreja abacial é austera e monacal, seu interior é de nave única e o forro é pintado com ornatos em motivos florais.
O coro do Mosteiro de São Bento é em laje apoiado por colunas sobre bases, com púlpitos ricamente trabalhados e o arco cruzeiro é em cantaria com colunas ladeadas por altares. A capela-mor é em estilo barroco, e o seu teto pintado em motivos conventuais. O altar-mor possui retábulo de influência barroca, neoclássico e rococó, e sua madeira revestida em ouro.
No trono principal do altar, encontra-se a imagem do patriarca São Bento. A sacristia conventual é a mais rica das igrejas de Olinda, com elaboradas talhas douradas, espelhos de cristais e painéis mostrando a vida penitente de São Bento. Além de um lavatório de pedra e diversos quadros a óleo, chama a atenção o Cristo Crucificado, em tamanho natural, que se encontra no coro, de costas para a capela-mor, em função dos escravos que não podiam entrar na igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário