Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PARQUE NACIONAL VALE DO CATIMBAU

Localizado a 283 km da capital de Pernambuco, Recife, o Vale do Catimbau é um complexo de Serras, Vales e Rochas do agreste e do sertão. Possui 62.300 hectares de terra, o Vale preserva uma das últimas áreas de Caatinga. Catimbau, em Tupi, significa "Cachimbo pequeno apagado, práticas de feitiçaria e lugar de cobras" Tudo isso numa só palavra.



Pedra da Igrejinha


O Vale do Catimbau foi nomeado Parque Nacional Catimbau pelo IPHAN em 2002 através do decreto 913/12. É considerado uma área de extrema importância Biológica, Geográfica e Arqueológica. A região possui registros de pinturas rupestres e artefatos que datam de um período de, pelo menos, 6.000 anos.




Pedra da concha dupla



O Parque Nacional Catimbau é o segundo maior do país, perdendo apenas para a Serra da Capivara, no Piauí. Possui terras nos municípios de Buíque, estendendo-se por áreas semi-áridas de Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, já em plena Microrregião do Sertão do Moxotó.





Pinturas rupestres na Casa de Farinha



O Parque possui dezenas de Serras, vales, rochas das mais variadas formas e cores, além de uma grande riqueza de escrituras rupestres, histórias das tribos indígenas da região assim como seus cemitérios espalhados por todo o vale e vestígios de suas práticas ritualísticas.



Rochas Lapiais - Obras de Artes perfeitas Feita pela Natureza



Casa de Farinha



O parque possui só na região de Buíque, cerca de 10 trilhas ecológicas onde, Turistas e Excussões pedagógicas podem percorrer, com ajuda de guias locais qualificados, boa parte do parque e conhecer maravilhas e surpresas exóticas que essa região indígena oferece.



Excursões pedagógicas


Próximo ao parque está localizado a Vila Do Catimbau, formada por remanescentes de tribos indígenas que viveram na região, possui uma infra estrutura muito básica para acomodar os visitantes do Vale. Na Vila do Catimbau podemos encontrar a Associação dos Guias do Vale do Catimbau , é com eles que devemos nos informar e realizar as atividades no Parque Nacional, ao lado podemos encontrar lojinhas de conveniência, assim como uma Pousada e Restaurante Do Vale do Catimbau. Chegando na pousada, é só procurar por Dona Zefinha, a proprietária, o lugar é muito aconchegante, e dispões de ótimas refeições regionais.


Pedra do Cachorro



Paisagens Naturais nas Trilhas do Parque.


O Acesso ao Vale do Catimbau, para quem vai de Carro particular é fácil e bem sinalizado porém para quem vai de transporte coletivo é preciso ir para Buique, centro, e seguir no emocionante "Pau de Arara" até a Vila do Catimbau.


Pôr do Sol no Vale Do Catimbau




Dicas: Para quem vai de carro particular, não deixe de dar uma paradinha no Caminho para conhecer as cidades de Pesqueira, Arcoverde. Conheça também o Paraíso Selvagem, umas das áreas do Vale do Catimbau que contém o maior acervo rupestre da região. O acesso para o Paraíso Selvagem é feito através de "pau de arara" disponível no centro de Buíque.

Postado por: Mishelly Tomaz
Fotografia: Mishelly Tomaz

5 comentários:

  1. Tomei conhecimento hoje desse blog e achei superinteressante e com um bom conteúdo informativo de atrativos turísticos do nosso Estado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Onde estão os contatos de telefone da Associação dos Guias, da Pousada na Vila do Catimbau...etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode ligar para os fones (87)38163052 Associação dos guias disponivel para atendimentos diariamente" ou (87)38163067 "Guia Daniel Alves o mesmo só esta disponivel para ligações somente a noite, no caso de Daniel Alves não estar deixar contato ou recado"

      Excluir
  3. Preciso de contatos de guias pois estarei aí com uma uma de 18 alunos.

    ResponderExcluir
  4. Me mande informações pelo o whats 87-96472337 sobre os guias

    ResponderExcluir