Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

sábado, 10 de julho de 2010

Brasilia Formosa!

Roteiro Brasília Formosa





Brasília Teimosa, HOJE Brasília Formosa!

Situada na zona sul do Recife, entre o bairro do Pina e o Porto do Recife, numa área caracterizada por uma linha contínua de arrecifes paralela à orla, surgiu através da ocupação de uma área antes denominada Areal Novo, iniciada em 1947. Seus habitantes, pescadores, negociantes, estudantes, donas de casa, têm ligação muito forte com o mar.


O nome foi uma alusão a Brasília, então nova capital do Brasil que estava sendo projectada no governo de Juscelino Kubitschek, em contraste com a área em que os moradores viviam, em perene ameaça de expulsão.






Atualmente o bairro está urbanizado, em sua orla marítima, com restaurantes típicos e comércio de frutos do mar, o forte da economia dos seus moradores.



Você pode almoçar no Bar do Peixe, onde poderá encontrar um cardápio variado de frutos do mar, com preços bem acessíveis, na própria comunidade.



Você pode ainda visitar um dos projetos sociais da comunidade "A turma do Flau"



Criado há 28 anos, o projeto social A TURMA DO FLAU ensina crianças e adolescentes a dizer não à violência com a ajuda da educação e da cultura, construindo assim um futuro melhor para os jovens de Brasília Formosa!



O roteiro Brasília Formosa nos leva a conhecer um outro lado de Pernambuco, um lado simples porém repleto de alegria e dignidade, além de mostrar uma nova realidade de uma comunidade que se uniu em prol de uma boa causa, dizer não a violência e sim a vida!



Faça o Roteiro Brasília Formosa, um roteiro singular em Pernambuco!



Roteiro produzido por: Carlos Alberto, Daniele Carvalho, Manuela Tavares e Rafaela Araújo.

Postado por: Joyce Pereira.

2 comentários: