Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

sábado, 27 de novembro de 2010

OLINDA!

"Oh linda cidade para se viver!"

Declarada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, Olinda encanta a todos que a conhecem, seu sítio histórico nos leva ao passado, suas igrejas nos encanta e seu carnaval nos enche de alegria.

Vista da igreja da Misericórdia

Vista aérea do sítio histórico

Fazer uma trilha urbana em Olinda é um ótimo pedido. Começando pela praça da preguiça um ótimo lugar para ponto de encontro entre amigos e um passeio com a família, seguindo pela rua do Carmo encontraremos  na praça Conselheiro João Alberto a linda igreja de São Pedro Apóstolo onde sua construção , foi posterior à Restauração Pernambucana, da segunda metade do século XVIII. Contudo, a instalação de sua irmandade na cidade de Olinda é anterior à construção de sua igreja, datando de 1711.
Inicialmente, a irmandade de São Pedro Apóstolo se instalou na Matriz de São Pedro Mártir, na Ribeira, passando depois para a Igreja São Pedro Apóstolo, quando o outro templo foi destruído no começo do século. Sua fachada é composta por uma porta que é alcançada por uma pequena escadaria e por duas janelas na parte superior, ladeando um brasão simbolizando São Pedro.
A Igreja de São Pedro Apóstolo tem torre única. Seu interior é simples, tendo também nave única, dois altares laterais com nicho e imagens de Nossa Senhora da Conceição e Cristo Crucificado. No nicho do altar-mor, existe uma imagem de cristo com um cálice, no alto da escadaria, protegido por anjos da guarda.
Seu horário de visitação é no dia de quinta-feira, das 9h às 12h. Suas missa são em horários variados nos domingos, quartas, quintas, sextas e sábados.

Praça da Preguiça

Praça da Preguiça
Praça Conselheiro João Alfredo


Igreja São Pedro Apóstolo



Igreja São Pedro Apóstolo
 Seguindo pelo lado esquerdo passando por belos sobrados, encontraremos o palácio dos governadores. Construído no século XVII, foi o antigo Paço dos Governadores Gerais do Brasil, de onde o País foi três vezes governado. Em 1824, nele se instalou a Assembléia Constituinte e Legislativa da Confederação do Equador. Ao longo dos anos, o prédio passou por várias restaurações. Mantém, atualmente, o estilo neoclássico de sua fachada. Apresenta assoalho em ipê, escadaria original em cedro e o piso em mosaico. Atualmente, é sede da Prefeitura Municipal de Olinda.


Sobrados

Escolinha de Frevo

Prefeitura de Olinda

Vista em frente a prefeitura de Olinda
 Ainda pelo lado esquerdo nos deparamos com o Mosteiro de São Bento.Construído no século XVI, o Mosteiro de São Bento foi concluído, somente, no século XVIII. É o segundo mosteiro beneditino em terras brasileiras. A partir de 1654, sua restauração foi iniciada, passando por diversas épocas e estilos. Abrigou durante 24 anos, a primeira Escola de Direito do Brasil.
O prédio apresenta frontispício bem vazado por porta simples e óculo centrado entre as janelas do coro, portas almofadadas e frontão com volutas com um imponente brasão da Ordem Beneditina, possuindo torre sineira coroada por uma cúpula. A igreja abacial é austera e monacal, seu interior é de nave única e o forro é pintado com ornatos em motivos florais.
O coro do Mosteiro de São Bento é em laje apoiado por colunas sobre bases, com púlpitos ricamente trabalhados e o arco cruzeiro é em cantaria com colunas ladeadas por altares. A capela-mor é em estilo barroco, e o seu teto pintado em motivos conventuais. O altar-mor possui retábulo de influência barroca, neoclássico e rococó, e sua madeira revestida em ouro. No trono principal do altar, encontra-se a imagem do patriarca São Bento. A sacristia conventual é a mais rica das igrejas de Olinda, com elaboradas talhas douradas, espelhos de cristais e painéis mostrando a vida penitente de São Bento. Além de um lavatório de pedra e diversos quadros a óleo, chama a atenção o Cristo Crucificado, em tamanho natural, que se encontra no coro, de costas para a capela-mor, em função dos escravos que não podiam entrar na igreja. Seu horário de visitação são todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h. Suas missas todos os dias, de 6h30; domingo, canto gregoriano às 10h.  


igreja de São Bento

Mosteiro de São Bento

Igreja de São Bento

Igreja de São Bento

Igreja de São Bento

Igreja de são Bento
Seguindo em frente pelo mosteiro de São Bento passaremos pelo museu do mamulengo e o mercado da Ribeira, enquanto tomamos coragem para subir a ladeira da Misericórdia.




Museu do Mamulengo

Museu do Mamulengo

Mercado da Ribeira

Bonecos gigantes no mercado da Ribeira

Vista de cima da ladeira da Misericórdia
Depois que subimos a ladeira temos uma recompensa impagável, a bela vista do oceano, podemos conhecer a casa dos bonecos gigantes de Olinda a igreja de São salvador do Mundo (igreja da Sé) que foi inicialmente uma pequena capela de taipa, erguida pelo donatário de Pernambuco, Duarte Coelho, que via no alto da colina, uma possibilidade de proteção contra os inimigos. Foi levantada sob a invocação de Nosso Senhor Salvador do Mundo e, em 1548, deu-se início a construção da nova Igreja Matriz, sofrendo em 1584 sua primeira reforma.
Durante a invasão holandesa, serviu como templo protestante e sua estrutura sofreu bastante com o incêndio ateado pelo invasor. Foi reconstruída na Restauração Pernambucana em 1669, em estilo gótico, e em 1676, elevada à categoria de Catedral, já que Olinda, neste período, passava de vila para cidade. O prédio passou por várias reformas ao longo dos tempos e, em 1983, foi concluída a mais recente restauração.
Sua fachada é em estilo colonial renascentista e barroco. Possui três portas em madeira ladeadas por colunas jônicas, formando com seu frontispício e suas torres um belo conjunto arquitetônico. A segunda torre foi construída em 1713, condição para elevá-la ao status de Catedral. No seu interior, duas ricas capelas laterais em estilo barroco com entalhe e douramento, muito rica em arquitetura e trabalhos artísticos, possui grandes colunas em pedra.
O forro do teto, é em madeira abaulada, alto e imponente, além de existirem belos quadros pintados a óleo, talhas em madeira e pedras e móveis em jacarandá. A única coisa original, vencedor até do incêndio de 1631, é a porta principal. No local encontra-se o túmulo do arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Heldér Câmara. Seu horário de visitação são todos os dias, das 9h às 17h. Depois de conhecê-la pode-se desfrutar das deliciosas tapiocas do alto da Sé.


Vista do alto da ladeira da Misericórdia

Alto da Sé


Igreja da Sé
Alta da Sé
Já em Fevereiro o Carnaval em Olinda é um dos melhores do Brasil, seu frevo e seus bonecos gigantes são marcas registradas no mundo.

Carnaval em Olinda - foto: autor desconhecido

Enfim, conhecer Olinda é tudo de bom!

Fonte: Prefeitura de Olinda
Fotos: Joyce Pereira
Postado por: Joyce Pereira

Um comentário:

  1. Cidade maravilhosa! Goste muito dessa postagem... Uma das melhores do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir