Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Garanhuns - Diocese de Santo Antônio




                  Surgiu no ano de 1671, simultaneamente às guerrilhas dos escravos quilombolas A sede da capitania era a Fazenda do Garcia, e posteriormente o Sítio Tapera, adquirido pelo tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo, marido de Simoa Gomes de Azevedo, neta de Domingos Jorge Velho.
          Em 1878, o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, Barão de Nazaré, visitou a então Vila de Garanhuns, interessando-se pela potencialidade da mesma. Ao retornar a Recife propôs um projeto de lei que elevasse Garanhuns de Vila a Cidade. A Lei, de número 1309, foi sancionada a 4 de fevereiro de 1879. A cidade destacou-se na agropecuária e no comércio, acelerados pela instalação da Estação Ferroviária a 28 de setembro de 1887, ligando a cidade a Recife, passando por diversas cidades e vilas do Agreste e da Zona da Mata.
            Localiza-se a 230 km do Recife, estando a uma altitude média de 900 metros, resultando num agradável no verão e na primavera e frio no inverno.  Possui 12 bairros, lindos pontos turísticos, como: Relógio das Flores na Praça Tavares Correia, Parque Euclides Dourado, Parque Ruben Van Der Linden, Cristo do Magano, Mosteiro de São Bento, o Monumento do Ipiranga, Seminário São José e as Sete Colinas, o maior cristo do Brasil em altitude (Cristo do Magano) e muitos eventos, o mais famoso é o Festival de Inverno. Garanhuns é a soma de história, progresso, folclore, festas e feiras culturais, belezas naturais, da convivência harmônica de técnicas artesanais, de hospitalidade do seu povo, com atrativos turísticos inigualáveis.
Garanhuns é um Município que atualmente é o centro comercial mais diversificado do Agreste Meridional. A atividade principal é o comercio, que compreende 62,04% da economia local.  Por conta do seu diversificado comércio e variações de serviços, tem no turismo um importante fator de desenvolvimento. Possui uma boa cultura turística, uma ampla rede de empresas prestadoras de serviços e de hotéis voltados ao turismo, pelos eventos de capacitação setorial realizados na cidade, pela existência de um clima ameno e pela abundância e qualidade de suas águas, sendo conhecida como a Cidade das Flores ou a Suíça Pernambucana.
            Garanhuns é um Município que consegue agradar a todos por seus aspectos naturais e culturais, fazendo com que cresça todo o tempo e se torne um município com potencial para o comercio mais do que já é. Existe cursos técnicos na área de hotelaria e culinária, o que ajuda os moradores a terem um curso e também na qualidade do atendimento, fazendo com que a população residente estejam capacitados a atender a demanda turística que existe anualmente.
            O acesso à cidade é feito pela rodovia BR-232 e depois pela BR-423 e os transportes públicos utilizados na cidade são empresas rodoviárias, micro-ônibus, táxi, transporte coletivo e moto taxi.
              O município também é um ótimo lugar para se morar. Existindo 131.313 mil habitantes e uma área territorial de 472,46 km2, sendo um ótimo lugar para se viver por conta da qualidade de vida que o município oferece e conta também com 59 escolas estaduais, várias escolas municipais e opções de ensino superior e vários restaurantes, lanchonetes, bares e possui cinema também.
                 A Diocese de Santo Antônio está localiza no ventro de Garanhus perto da praça Guadalajara, a diocese foi eregida a 2 de agosto de 1918, pelo Papa Bento XV, desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife. E até agora já teve 10 bispos que são: Dom João Tavares de Moura, Dom Manoel Antônio de Paiva, Dom Mário de Miranda Vilas-Boas, Dom Juvéncio de Brito, Dom Francisco Expedito, Dom José Adelino Dantas, Dom Milton Corrêa Pereira,Dom Tiago Postma, Dom Irineu Roque Scherer e atualmente Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

Texto editado por : Deborah Koutsellis

Um comentário:

  1. Gostaria de sugerir que sejam postados junto ao conteúdo do município algum local para hospedagem no mesmo! E Garanhuns por exemplo há o Centro de Turismo e Lazer - SESC Garanhuns, que oferece uma excelente hospedagem, seu público alvo são comerciários, mas nada impede que usuários também desfrutem da hospedagem! E fora esse hotel outrora citado, há também vários outros! Por isso, caso haja alguma hospedagem nesswes locais, seria muito interessante informarmos, principalmente quando se trata do interior de Pernambuco. Assim ficamos informados de como ir visitar esses lindos lugares que estão sendo postados aqui. Gostei muito do Blog! Meus parabéns!

    ResponderExcluir