Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

domingo, 29 de maio de 2011

Litoral Sul de Pernambuco

Litoral Sul de Pernambuco, conhecido por suas praias de belezas paradisíacas, que compõe o mais significativo roteiro turístico do estado sendo esse principal destino dos turistas que visitam Pernambuco em busca de lazer: praia do Paiva, Gaibu, Calhetas, Suape, Muro Alto, Porto de Galinhas e outras. Essas dotadas de belezas naturais inigualáveis, e costumes peculiares, Permitem a elas ocuparem o posto de carro chefe da atividade turística em nosso estado, porém esse seguimento turístico em relação a esses destinos podem estar ameaçados.

Há quase duas décadas, perpetua uma grande expectativa política e social no estado, em torno da construção de um pólo petroquímico no complexo portuário industrial de Suape . O território estratégico de Suape compreende cinco municípios que preenchem sua área de influência: Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Escada. O complexo industrial de Suape está situado a 40 km ao sul de Recife na região metropolitana, localizado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Recentes investimentos, a exemplo da refinaria, estaleiro e pólo poliéster, irão provocar um dinamismo na economia de grande impacto na área existente, afetando o seu território e alterando a realidade sócio-cultural. As expectativas de mudança em relação à economia do estado através da geração de emprego e renda se contrapõem diretamente ao segmento turístico de maior evidência em nosso estado, onde os principais atrativos são as belezas naturais e o clima tropical. Os impactos ambientais que venham vir a ocorrer devido à instalação e funcionamento de um pólo petroquímico são de dimensões irreversíveis podendo levar a extinção da fauna e flora, conseqüentemente os costumes e a cultura da população local também sofrerão com esse impacto. Como é de habito em situações deste tipo, a discução quase sempre toma contornos maniqueístas em relação de contra o a favor entre os benefícios econômicos e as conseqüências ambientais de um empreendimento como este, As escondendo assim as verdadeiras nuaces da decisão. Cabe a nos estudantes e profissionais do ramo de turismo e instituições ligadas preservação do meio ambiente cobrar das autoridades responsáveis atitudes palpáveis em relação à conservação e proteção do nosso patrimônio ambiental, por isso nosso blog vem trazer essa discurção temática ao publico.
É  também um setor de conhecidos impactos ambientais e sociais negativos, devido principalmente:


  •  Ao risco de vazamento, podendo gerar mortandade de fauna e flora local;


  • Deposito de sedimentos nas águas, que podem comprometer a reprodução e crescimento da fauna .

A provocação de danos a saúde da população local, geralmente de mais baixa renda. Estes últimos podem estar associados tanto ao desastre ambiental já citado como diretamente a aglomeração urbana que se instala nestes locais:




1.  Porto de Suape























2. Praia de Calhetas - Um dos principais pontos turísticos do nosso Estado













Texto editado por: Anibal Fonseca


Fotos por: Anibal Fonseca e Deborah Koutsellis





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário