Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

terça-feira, 20 de março de 2012

Torre Malakoff, um grande monumento historico

Localizada em um dos pontos mais privilegiados da cidade, em pleno bairro do Recife, a Torre Malakoff, antigo Observatório Astronômico e Portão Monumental do Arsenal da Marinha, funciona hoje como um espaço cultural com dupla vocação: de um lado estão as artes visuais (fotografia, artes gráficas e artes digitais) e de outro, a música. A Torre, que foi lançada como centro cultural e espaço expositivo em 2000, abrigando o 44O Salão Pernambucano de Artes Plásticas, hoje também é sede da Coordenadoria de Música da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do projeto Observa e Toca Malakoff.


O prédio, inaugurado em 1855, foi batizado de Malakoff pelo povo do Recife em referência a torre de mesmo nome localizada na cidade de Sebastopol (localizada ao sul da Rússia, atual Ucrânia), que naquele ano, durante a Guerra da Criméia, resistiu por longos onze meses a investidas francesas e inglesas. As linhas arquitetônicas imponentes do Portão Monumental da Marinha foram associadas ao nome Malakoff por remeter à idéia de grandiosidade.

Tombado como monumento histórico pela Fundape em 1992, a Torre, que durante décadas orientou as navegações que saíam e chegavam ao Porto do Recife, hoje é um espaço norteado pelo princípio da diversidade, refletindo diretrizes da política pública de cultura do governo do Estado. A estrutura do prédio (anfiteatro e salas de exposição, palestras, oficinas e sala multimídia) é utilizada para abrigar e promover exposições, festivais, oficinas, cursos de formação no campo da produção cultural e as mais diversas iniciativas na área da cultura. Paralelo a essas ações, a Torre está aberta para visitação todos os dias.


Postado por Jonathan Garcia


Um comentário:

  1. Excelente postagem! Divulguem mais o blog para que esse conteúdo seja mais visualizado!

    ResponderExcluir