Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EDIFÍCIO ACAIACA














Postado por Givonaldo Tavares




EDIFÍCIO ACAIACA

Tem vista em frente ao Mar da excelente praia de Boa Viagem a mais badalada do Recife, residencial construído em 1958, pelo arquiteto Pernambucano, Delfim Amorim; onde a classe média passou então a explorar um novo local de moradia. É desta época o fortalecimento do bairro, antes visto como local de veraneio, que começou, então, a virar point. O bairro não tinha, à época, o mesmo valor proporcional do metro quadrado de hoje. Atualmente, na Avenida Boa Viagem, área mais nobre do local, nos novos empreendimentos.
Hoje é um ícone da arquitetura moderna e referencia na Avenida Boa Viagem, com uma vista estendida, para aquelas pessoas que circulam e visitam nossa cidade sem a menor pressa, nas imediações do posto 9 da praia de Boa viagem.
Entre as décadas de 1950 e 1970, dividia-se entre moradia e opção de veraneio, para a classe média. Foi nos meados da metade do século passado que surgiu um dos maiores símbolos arquitetônicos recifenses, o edifício Acaiaca, utilizado até hoje como marco. Aqui também se concentra os maiores números de banhistas nos finais de semana, os festejos de ReveiIIon do Recife, atrações de verão, que agradam ao publico recifense. Mas a frente a praia do pina, que é um local também bastante movimentado, também na zona sul.
Se o edifício serve de moradia e referência para os jovens do século XXI, entre os anos 1950 e 1960 o local era palco de badalação e encontro da chamada “juventude dourada”, representada pelos mais abastados. No meio desse grupo estar a dona de casa Sosia Berenstein, moradora do Acaiaca há 34 anos. “Eu não troco esse prédio por lugar nenhum”diz.  
Além da localização e da vista do mar de Boa Viagem, Sosia destaca o tamanho dos apartamentos como um diferencial do edifício. “Nesse modelo mais antigo de prédio, a gente conseguia encontrar apartamentos maiores, com que eu me identifico mais, sentindo-me mais à vontade”, explica. As unidades do Acaiaca possuem entre as opções apartamentos de 100 e 195 metros quadrados (m2). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário