Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

quarta-feira, 19 de março de 2014

CONHEÇA O PÁTIO DE SÃO PEDRO!





Pátio de São Pedro: um espaço de referência histórico-cultural e turístico de Pernambuco

O Início foi a partir da Concatedral de São Pedro dos Clérigos










Em 1700 mais uma Irmandade se formava em Recife, desta vez a de São Pedro dos Clérigos, que adquirem  na antiga Vila do Recife(PE), hoje Bairro de São José, 6 casas e uma horta, para alí construírem o seu próprio templo.
Esta construção teve início em 1728 com  o projeto do então pedreiro Manoel Ferreira Jácome  e só foi sagrada em solenidade em 1782.






“A beleza do barroco do Recife quase alcança o céu, através das torres esbeltas e elegantes da Concatedral de São Pedro dos Clérigos”.  (Gilberto Freyre)
 
                                       



O lapso no tempo deve ter contribuído para integridade e originalidade do Pátio de São Pedro.
No Guia Prático e Sentimental da Cidade do Recife (1934), Gilberto Freyre denomina o Pátio como: “Uma relíquia da Arte e da Arquitetura” . 

Com o advento da criação do SPHAN em 1937, hoje IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Freyre logo cuidou para que dentro dos trâmites legais o Pátio fosse registrado como Patrimônio Histórico. E assim aconteceu, em 27 de julho de 1938, no Livro de Belas Artes de nº 187, Volume.1, na folha 033. 



O Pátio de São Pedro, Já passou por vários Projetos de Revitalização e Restauro, e, nesta caminhada foi um centro de convergência da intelectualidade, na década de 1960, posteriormente teve sua Época da boemia! E, em 2008 foi reconhecido como um Complexo Turístico Cultural, composto por vários equipamentos que abrigam uma diversidade cultural riquíssima, além de um pequeno polo gastronômico com uma saborosa gastronomia local.







Nenhum comentário:

Postar um comentário