Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Praia dos Carneiros

                                        Postado por Givonaldo

  
Localizado no litoral sul de Pernambuco e pertencente a região da mata, do município de Tamandaré que  é um dos mais ricos em atrativos turísticos da região. Dispondo de uma boa infra-estrutura turística e oferecendo muitos serviços como hospedagem e alimentação, Tamandaré destaca-se tanto por suas belezas naturais como por seus atrativos históricos e culturais.A paria dos Carneiros fica aproximadamente 100Km do Recife, fica no município de Tamandaré em Pernambuco, para chegar a seu acesso podemos pegar uma estrada de areia onde encontramos hotéis em estilo de bangalô e apartamentos com visitas para o mar com redes em suas  varandas.


A Praia  fica vizinha a Tamandaré, e é paradisíaca. Tem alguns condomínios de luxo, alguns barzinhos super charmosos e um único Resort que fica numa região elevada. Carneiros tem um parte de mar e outra de rio.

Também é uma praia de sonhos. São 5 km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão. As piscinas naturais e os bancos de areia oferecem um espetáculo de cores inigualável. As ondas banham a "igrejinha dos Carneiros", porque ainda hoje utilizada em eventos isolados.Carneiros é uma das praias mais bonitas do litoral pernambucano,  talvez do Brasil. É praia de cinema, de propaganda, daquelas com direito a coqueiros na areia tombando sobre o mar.

Os manguezais são ecossistemas importantíssimos para o ambiente marinho. Localizados em áreas de transição entre as águas doces e salgadas, na desembocadura dos rios e sob a influência constante das marés, os manguezais constituem as principais fontes de nutrientes para os seres vivos do oceano. Sua vegetação é conhecida como mangue e é composta por espécies adaptadas ao ambiente lodoso e lamoso e em constante variação do nível das marés.  Também encontramos  alguns maceiós, pequenos riachos que deságuam na praia. Indo em direção á Praia de Tamandaré, chega-se a um imenso arrecife de arenito que partindo da praia segue até a barra do Rio Formoso. Este arrecife é riquíssimo em biodiversidade, pois possui uma imensa variedade de espécies marinhas formando um ecossistema bastante preservado. Nele há várias espécies de corais com diversas colorações (esverdeados, azuis, vermelhos, etc). Infelizmente o aquecimento global está pondo em risco diversas espécies de corais em todo o mundo,completando a estória  da Praia dos Carneiros, não podemos esquecer de visitar a  Capela de São Benedito, localizada bem á beira da praia.Com sua beleza arquitetônica e suas cores branca e verde bem que combinam com as águas esverdeadas do lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário