Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conhecendo Vicência...


O município de Vicência está localizado na mesorregião da Mata Setentrional Pernambucana. Encontra-se a uma distância de 75 km de sua capital, Recife. Tem o principal acesso pela BR 232/408 e PE 074. Essas rodovias estão relativamente em bom estado de conservação e com boa sinalização.
A cidade surgiu aos pés da Serra do Jundiá. As terras pertenciam a uma senhora chamada Vicência Barbosa de Melo. O primeiro nome dado ao arruado foi Rua da Baixa, hoje, Praça Joaquim Nabuco. Devido à numerosa quantidade de pessoas que trafegavam constantemente entre o litoral e o interior de Pernambuco, foi iniciada a construção de casebres ao redor da residência de Dona Vicência.


Vicência possui um potencial turístico voltado, em sua maioria, para o turismo rural. Temos hoje no município um total de 51 engenhos de fogo morto (desativado) catalogados. Desses, quase dez, são utilizados para exploração turística.

Entre os atrativos turísticos da cidade podemos encontrar:

• Visitação aos engenhos Jundiá, Iguape, Vicencinha, Salão e Poço Comprido;
• Trilhas ecológicas na Serra do Jundiá;
• Turismo de Aventura na plataforma de vôo livre;
• Banhos de bicas nos engenhos Iguape, engenho Jundiá e engenho Salão;
• Visitação no centro da cidade a Igreja Matriz e o Mercado de Arte.


ENGENHO POÇO COMPRIDO




Localizado no alto de uma colina, no Vale do Sirijí e com o seu terreno pertencente à Usina Laranjeiras o Engenho Poço Comprido é o único no estado de Pernambuco remanescente do século XVIII construído em tijolos e taipa e que possui a casa grande interligada a capela,

O engenho Poço Comprido foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN em 1962. E revitalizado em 24 de julho de 2004. Atualmente o engenho encontra-se aberto e funciona como museu com uma exposição permanente no seu interior denominada “Açúcar: Mostra do Engenho Poço Comprido” onde o visitante pode encontrar fotos de todo o processo de restauração e história do Poço Comprido somada a um grande acervo fotográfico dos engenhos da região.

ENGENHO ÁGUA DOCE


Localizado a alguns minutos do centro da cidade de Vicência, às margens da PE 074, km 10 encontramos uns dos mais recentes engenhos da região, o engenho Água Doce é remanescente do século XX, datado de 1926, pertencente a família Andrade Lima até os dias de hoje.

Quem chega ao engenho Água Doce atualmente, encontra pessoas especializadas na fabricação de cachaça, passando informações aos visitantes da produção e da história do engenho quanto a civilização do açúcar, chegando a degustar todas as cachaças produzidas no local. Experimentando a legítima cachaça Pernambucana



ENGENHO IGUAPE


Engenho de extrema importância para a cultura do açúcar por ser um dos poucos da época do apogeu da economia, teve suas terras doadas pelo dono do engenho Poço Comprido no século XIX.

O atual dono do engenho, bisneto de seu fundador é o Senhor Pascoal Calábria, pessoa que preserva a originalidade do engenho e um dos maiores defensores do potencial que Vicência tem a oferecer. Transformou sua herança de família e patrimônio em uma pousada rural desde 2003, bastante simples e aconchegante, sendo o único meio de hospedagem do município possui 15 leitos e o mobiliário da época conservado com todo o acervo particular da família Pessoa Guerra como louças e pratarias. Os visitantes podem chegar e ler um livro no alpendre deitado na rede ou sentar e conversar com o atual dono que adora contar histórias.


ENGENHO JUNDIÁ


O engenho jundiá é remanescente do século XIX, construído em 1900, o patrimônio continua preservado, suas vigas, paredes ainda são originais e mobiliário, datados de 1888, tal preservação se dá pelo engenho continuar nas mãos da mesma familia desde sua fundação, o senhor João de Andrade Oliveira é apaixonado por seu patrimônio e o conserva com muito orgulho.


Um dos principais atrativos do engenho Jundiá é a prática de esportes radicais como rapel e vôo livre. Nos domínios do engenho está a serra do Jundiá, o pico mais alto de Vicência com 494m de altitude. No local, ocorre entre os meses de outubro e novembro o campeonato norte-nordeste de Vôo Livre. Mas é possível subir a serra apenas para apreciar a paisagem que estende até onde os olhos alcançam.


Por: Mishelly Tomaz
Fotografia: Mishelly Tomaz/ Daianny Mathias/ Hanna Barbosa

Um comentário:

  1. Vicência realmente é muito linda. Se tiver interessado em mais fotos da região pode entrar em contato comigo no e-mail alberrto@hotmail.com !

    ResponderExcluir