Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

São Lourenço da Mata

(Pés de pau-brasil): Avenida Belmino Correia


O município de São Lourenço da Mata é conhecido em todo o país como “A Capital Nacional do Pau-Brasil”, título que recebeu em virtude de possuir a maior reserva ecológica de Tapacurá, remanescente da Mata Atlântica, aonde são encontrados mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil. O patrimônio histórico da cidade também é bastante rico, com Usinas, Igrejas e Engenhos dos tempos coloniais. É o caso da Igreja Matriz de São Lourenço, das usinas Capibaribe e Tiúma, e de vários outros engenhos de cana-de-açúcar, que servem de rota para os apreciadores do turismo rural.
Atualmente, a Prefeitura de São Lourenço da Mata estuda projetos que viabilizem roteiros turísticos que incluam o acesso a estes engenhos, proporcionando aos admiradores do segmento o acesso aos casarios e as suas estruturas, assim como a gastronomia típica. Outro atrativo do município é a Estação Ecológica de Tapacurá, que ocupa uma área de 776 hectares. Pertencente a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a sua finalidade são as pesquisas em botânica, zoologia e ecologia, com hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica.

Igreja Matriz
Construída em 1621, com altar-mor em estilo barroco, a Igreja fica localizada no bairro do Alto da Igreja, no paço da Prefeitura Municipal, e tem como santo padroeiro São Lourenço.

 
Igreja de Nossa Senhora da Luz (Matriz da Luz)
Considerada por historiadores a segunda igreja mais antiga do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora da Luz, localizada no distrito de Matriz da Luz, a 15 quilômetros do centro da cidade, foi erguida em 1540. De construção clássica, ela preserva elementos arquitetônicos originais, a exemplo de uma pia batismal do século XVI e seteiras na parte posterior da Igreja, o que indica a função secundária de Forte. Apesar de ter passado por inúmeras ampliações e modificações, sendo a última uma restauração em seu altar-mor no início de 2009, ela ainda conserva características do passado.
Como costume antigo, a povoação cresceu nos entornos da Igreja, e segundo documentos do período holandês, ela era conhecida como Povoação da Muribara. Como nas regiões vizinhas, a área é rica em pau-brasil. Atualmente a igreja é tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). Além da Igreja de Matriz da Luz, o povoado conta com a Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos, de data posterior.

Igreja de Santo Antônio
A Igreja está localizada no bairro de Tiúma, próxima a extinta usina de cana-de-açúcar que recebia o mesmo nome.

Barragem de Tapacurá
Construída no engenho de mesmo nome, a barragem foi inaugurada em 1977, com o intuito de diminuir o fluxo das águas das enchentes do rio Capibaribe e de armazenar a água que segue para a adutora da Compesa, no bairro do Curado, e é destinada ao abastecimento de água da população do Recife e Região Metropolitana.

Estação Ecológica do Tapacurá

Criada em 1975, a Estação está instalada nas terras em que funcionava a antiga Escola Superior de Agricultura São Bento. Ao todo são 776 hectares de terra, ocupado por matas primitivas, capoeiras e terrenos vagos, além de um lago formado pela represa do Rio Tapacurá. Na Estação são desenvolvidas diversas pesquisas na área de botânica, zoologia e ecologia. No local também são realizas atividades de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais de interesse da Mata Atlântica, com destaque para o Pau-Brasil, Pau-Jangada e Ipê. O acesso ao local pode ser feito através das Rodovias BR-232 e PE-040, mas as visitas devem ser agendadas previamente através do telefone (81) 3320-6071, uma vez que a estação é de propriedade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

CIDADE DA COPA!! 

Tendo apresentado a Fifa um dos mais grandiosos projetos, com investimentos orçados em R$ 1,6 bilhão, Pernambuco era um dos estados favoritos do Nordeste para sediar a Copa de 2014. E o resultado favorável foi, de fato, confirmado.


A possibilidade de criação de uma nova centralidade para a região metropolitana, em São Lourenço da Mata, surge da oportunidade de implantação de novos equipamentos metropolitanos (arena, centro administrativo, hospital, campus da UPE, entro outros), enquanto demanda do Governo do Estado. Dentre estas demandas se acrescenta o atendimento ao déficit habitacional para os servidores estaduais, como público potencial à apropriação da oferta de moradia numa operação urbana proposta.



A área, situada praticamente no centro geográfico da Região Metropolitana do Recife, entre às margens do rio Capibaribe e a BR-408, na confluência dos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, o que reforça a conjectura de criar uma centralidade metropolitana, tendo em vista os grandes investimentos previstos neste contexto, seja na região sul e norte da RMR.
O projeto da "Cidade da Copa" foi entregue à Fifa e prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotel, e outros investimentos privados que somados chegam a um R$ 1,6 bilhão. O Governo de Pernambuco entra apenas com o terreno, pois o empreendimento será realizado através de uma Parceria Público-Privada. Argumentos levantados pelo governo de Pernambuco para defender São Lourenço da Mata como sede da "Cidade da Copa":

  • Localização estratégica no contexto metropolitano;
  • Plena acessibilidade e mobilidade;
  • Área potencial de adensamento e expansão urbana;
  • Valorização ambiental;
  • Inclusão social;
  • Reabilitação urbana do território de implantação da ARENA – conceito da Operação Urbana Consorciada.    

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata
Fotos: Prefeitura de São Lourenço da Mata
Postado por: Joyce Pereira

Um comentário:

  1. Boa tarde. Estou desesperadamente tentando entrar em contato com alguem que tenha acesso a prefeitura de sao lourenco da mata, PE. Eh que ha anos recebo e-mails na minha conta bol. nome Helga Goncalves que obviamente sao um erro porque de alguma forma entrei na lista da dita prefeitura para me mandar avisos de todo tipo. Ja cancelei, ja informei do erro, mas nada acontece. Voces poderiam me fazer o imenso favor e pedir para tirar meu nome desta lista porque nada tenha a ver com esta prefeitura. Eu seria eternamente grata. Nao vou fazer a maldade de colocar isto no face book, mas seria um ultimo recurso bastante atraente. Abraco, H

    ResponderExcluir