Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

sábado, 14 de setembro de 2013

O MUSEU ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PERNAMBUCO RECEBERÁ DENTRO DE POUCO TEMPO RAMPAS, ELEVADOR E PLACAS EM BRAILLE



Em 2012, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), em Recife, completou 150 anos de importantes serviços prestados à preservação da cultura pernambucana e da brasileira. Fundado em 1862, o IAHGP inaugurou em 1866 o Museu do Instituto, uma das mais antigas instituições do gênero no país, para preservar documentos importantes que começavam a se perder. Hoje o instituto reúne um acervo sobre a história de Pernambuco e dos estados vizinhos que atrai pesquisadores de todo o mundo. 

A instituição guarda importantes registros de eventos como a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador, movimentos republicanos liderados por Pernambuco que lutaram contra a monarquia luso-brasileira no início do século XIX. Outro tesouro do acervo do IAHGP é o conjunto de mais de 30 mil páginas de documentos holandeses da época em que essa parte do Nordeste brasileiro foi governada por Maurício de Nassau.

O museu conserva também pinturas de grandes mestres que retrataram Pernambuco e peças do mobiliário regional.  Em discurso comemorativo dos 150 anos da instituição, sua presidente, Margarida Cantarelli, definiu o papel do IAHGP. Para ela, o instituto é “o guardião de uma memória heroica e de um passado glorioso”. Fonte: Revista História Viva



     

 



         

Porém este lugar de referência para salvaguarda da história do nosso estado há muito estava necessitando de ações de restauro e de acessibilidade física, que segundo noticiários do Jornal do Commercio datada de 15.09.2013 estas obras já iniciaram como mostra a foto abaixo publicada por este mesmo Jornal. Os pernambucanos agradecem!


Foto do Jornal do Commercio






















Postado por: MARIA ALICE ROCHA








Nenhum comentário:

Postar um comentário