Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

VISITA TÉCNICA A BIBLIOTECA DO INSTITUTO RICARDO BRENNAND






No intuito de aprimorar a formação dos estagiários veteranos e dos recém contratados,  do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - CASA DO CARNAVAL, o gestor Mário Ribeiro, proporcionou uma tarde no Instituto Ricardo Brennand, mas precisamente na Biblioteca do mesmo.







Aruza Holanda, bibliotecária e responsável pela Biblioteca, nos falou sobre o espaço e mostrou-nos o passo a passo da dinâmica e do cotidiano, a dedicação dispensada ao acervo é claramente sentida no desenrolar da sua explanação e ela não mediu esforços para elogiar o trabalho de toda a sua equipe, em especial Norma, uma figura super simpática que cuida com esmero da  higienização, conservação e restauro do acervo.





Nossos ouvidos atentos, e nossos olhos curiosos por se deparar com um espaço tão bem cuidado.




As coleção denominadas de especiais, por se tratarem de uma coletânea completa de renomados autores, são acondicionadas em armários de ferro sobre os trilhos com finalidade de melhor proteger o acervo.







Norma deu uma verdadeira aula de higienização, inclusive apresentando-nos os materiais e as suas finalidades de beneficiamento para o restauro e a conservação do acervo.





Num outro momento, conhecemos um equipamentos onde é retirado toda a sujeira dos livros, periódicos, folhetos que chegam, em seguida eles vão por um determinado tempo para um freezer, para só depois de totalmente higienizado ir acondiciona-se junto aos demais, seguindo uma norma alfa numérica de tombo.



Norma com o mesmo profissionalismo e amor que cuida deste material, demonstrou uma higienização e acondicionamento em mídia de vinil.





Material simples como: duas bacias com água ionizada, numa dissolve-se o sabão neutro e com a ajuda de algodão lava-se os discos, na outra com água limpa enxágua-se e coloca-se para secar naturalmente sobre pedaços de feltro, quando estiverem secos passa-se um pano macio e  limpo e acondiciona-se em sacos limpos confeccionados com TNT, procedimentos simples e de baixo custo irão conservar obras raras.




Na saída do elevador nos deparamos com esta adega. Uma foto do grupo marca a despedida da Biblioteca





Aprendemos com Aruza Holanda que a Biblioteca possui um valioso e vasto acervo com o seu maior foco voltado para a história de um Brasil holandês do século XVII e preciosas edições de arte e de obras raras.
A Biblioteca recebe o nome do historiador e pesquisador José Antônio Gonsalves de Melo, homenagem que pode ser visualizada com uma escultura do mesmo em tamanho natural e ainda com uma enorme diversidade de suas obras, que ocupam estantes inteiras ao lado de obras de autores renomados como o sociólogo Gilberto Freyre (Obras Gilbertiana), o poeta português Fernando Pessoa, o jurista Rui Barbosa e o agrônomo Gileno de Carli, este último com uma contribuição maior voltada para a rica documentação sobre o desenvolvimento econômico, social e político do Brasil Açucareiro, que além de obras do autor, abriga atas que compreende o período de 1933 a 1989, do extinto IAA - Instituto do Açúcar e do Alcool.


A Biblioteca funciona de terça à sábado
no horário das 13h às 17h.
O serviço é gratuito
Informações (81) 2121-0367


Hora de Visitar o Palácio e se deleitar com a diversidade e riqueza do colecionador.






POSTADO POR: Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário