Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

sábado, 23 de abril de 2011

Sinagoga Kahal Zur Israel


        Localizado na Rua do Bom Jesus, que outrora foi chamada de Rua dos Judeus, está localizado o Centro Cultural Judaico de Pernambuco no prédio que foi a Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga oficial das Américas, que funcionou no século XVII.

         Com sua construção tendo começado em 1632 e terminado em 1642, o prédio serviu de abrigo para a Sinagoga Kahal Zur Israel, que significa Congregação Rochedo de Israel, que funcionou até 1654. Os judeus que construíram haviam conquistado a liberdade religiosa graças aos holandeses que haviam dominado a região na época. Com a expulsão dos holandeses, estabeleceu-se novamente a intolerância religiosa e os judeus tiveram que fugir para que pudessem sobreviver.
       Em uma das tentativas de fuga, um grupo de 23 judeus chegaram na América do Norte, numa vila chamada Nova Amsterdam, que hoje é conhecida como Nova York, sendo os primeiros judeus a serem admitidos no local, tendo fundado Manhattan.
       Com o passar dos anos houve uma tentativa de sucesso em apagar a memória desse povo, que em apenas por volta do ano de 1998, com uma tentativa de reforma numa loja de eletrônicos descobriu-se um poço que com um estudo mais aprofundado foi novamente despertada as memórias desse povo e hoje no Centro Cultural Judaico de Pernambuco é possível aprender um pouco mais dessa história e cultura judaica, através de artefatos e escavações, além de que se encontra também lá uma réplica do templo.


Texto editado por: Manuela Tavares

2 comentários: