Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A experiência cultural da Bomba do Hemeterio


Com uma população de 12 mil habitantes, a comunidade da Bomba do Hemetério, localizada na zona norte do Recife, reúne um conjunto de carências típicas das periferias dos grandes centros urbanos.  Considerada um dos berços culturais da cidade, com 56 das agremiações carnavalescas mais antigas e tradicionais de Pernambuco, a comunidade aposta na criação de roteiros culturais capazes de levar renda e inclusão social para dentro do bairro. O mote é o Circuito Bomba Cultural, que oferece aos turistas visitas estruturadas às agremiações da comunidade, com foco na cultura de raiz e nos saberes dos mestres locais. O circuito será um dos 12 territórios da cidade priorizados pela prefeitura para a promoção do turismo na Copa.
Na Bomba estão grupos como o Maracatu Nação Elefante (de 1800), a Tribo Canindé do Recife (1897), o Maracatu Nação Estrela Brilhante (1906) e a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda (1934), além do Gigante do Samba (1942), o Boi Teimozo (1946) e o Reisado Imperial (1951).

Postado por Jonathan Garcia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário