Quem Somos

Recife, Pernambuco, Brazil
Blog criado por um grupo do Núcleo de pesquisa da FAFIRE em 2010 e que conta com Orientação do professor de geografia Dr. Jorge Araújo e tendo como pesquisadores os alunos do curso de Turismo Maria Alice Rocha e Rayza Oliveira.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Toritama-PE














Postado por Givonaldo tavares


SOBRE A CIDADE DE TORITAMA-PE
Toritama é um município brasileiro do estado de Pernambuco; A cidade fica a uma distancia de  aproximadamente de170Km da capital Recife. Localizada no Agreste pernambucano, é integrante do pólo de confecção mais conhecido Pais; Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Cacimbas tinha anteriormente, a denominação de "Torres" e constituía um distrito do Município de Vertentes e instalados em 19 de dezembro de1924. A denominação de Toritama surgiu em 23 de maio de 1954. Anualmente, no dia 30 de dezembro comemora-se a sua emancipação política. O Parque das feiras é um dos mais importantes pólos comerciais de moda do agreste de Pernambuco, é um complexo de nove hecitares que comporta mais 1500 boxes/ lojas,ainda possui praça de alimentação e estacionamento para mais de 4 mil carros.O parque das feiras está localizado na BR-104(km30) e foi inaugurado em 2001, passando por diversas reformas.
As confecções são de excelente qualidade. Popular, mas com diferença de preço de até dez vezes, a depender do local da revenda. Justa, larga, envelhecida, blue jeans, com trabalho no brilho, para homens, mulheres, meninos, meninas. Em Toritama, no Agreste de Pernambuco, uma compra de jeans pode ser feita nos tabuleiros das feiras, nos abarrotados corredores do Parque das Feiras ou ainda nas boutiques, talvez com uma nova etiqueta e valendo bem mais. Nas ruas dos municípios vizinhos de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, a oferta também é diversificada.
Os estilista recifenses da região  mais renomados do mercado de confecção pernambucano.Diz: “A moda que circula aqui em Toritama é a do mundo", . Mas ainda há aceitação do público, que, segundo os estilistas, dá espaço para uma regionalização do que se produz na região. "Não vejo identidade, apenas qualidade de lavanderia.
A história do mercado da moda em Toritama começou em meio a uma crise da fabricação de calçados. Como era tudo muito artesanal, ainda na década de 70, com a chegada de novas tecnologias, como as versões emborrachadas, a força daqueles produtos foi se esvaindo.
"Bênção de Deus"
“Acho que foi uma bênção de Deus", diz o Pesquisador da FAFIRE; Givonaldo Tavares que a poucos dias visitou e  que acredita que nada é por acaso na região. "Parece um casamento entre os municípios. Se aqui o jeans é forte, em Santa Cruz do Capibaribe o peso da produção está nos biquínis e nos lingeries, entre outras coisas. Nesse mercado, há uma grande harmonia com os pequenos fabricantes. Nas famosas e agitadas terças-feiras, dia mais importante da feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário